A curva do rio

 

 

Desces a curva do meu corpo, amado
com o sabor da curva de outros rios
contas as veias e deixas as mãos pousarem
como asas
como vento
sobre o sopro cansado
sobre o seio desperto

Parte a canoa e rasga a rede
tens sede de outros rios
olhos de peixe que não conheço
e dedos que sentem em mim a pele arrepiada
d’outro tempo
 

 

Sou a esperança cansada da vida
que bebes devagar
no corpo que era meu
e já perdeste
andas em círculos de fogo
à volta do meu cercado
Não entres, por favor não entres
sem os óleos puros do começo
e as laranjas.

by

Paula Tavares

in Dizes-me coisas amargas como os frutos

~ por rosana em 08/10/2010.

2 Respostas to “A curva do rio”

  1. Teu blog é de altíssimo gosto e de maravilhosa finura.
    Eu entrei aqui por acaso quando procurava mais informações na rede a respeito do “O livro dos seres imaginários” de Borges.
    Prazer!

  2. Prezada Professora,
    entrei no seu blog procurando imagens de vagalumes, num acesso de nostalgia de estrelas, luzes pisca-piscando, coisas intermitentes e precarias.
    me deparei com essas escolhas perfeitas (para mim neste momento, pelo menos) de Borges, Valéry e suas proprias aspiraçoes, ou as que você escolheu para se apresentar.
    prazer em conhecê-la. depois vou explorar tudo que esta mais adiante – alias, nao tenho certeza de ter entendido bem o mapa do site.
    por enquanto envio-lhe uma pergunta que me surgiu hoje: na era da tecnologia vamos ver filmes belissimos feitos com recursos espetaculares, em vez de passar horas pintando o corpo de um/uma vizinho/a com formas e linhas que nossa mao é obrigada a reinterpretar e reinventar a cada vez. os seres imaginarios que brotam desse toque e desse movimento lento serao talvez puras palavras, além das formas simples que eles estampam na pele e nos olhos de quem os vê.
    quais serao as forças que eles poem em movimento?

Deixe um comentário

 
