Ser mulher

 

Klint

 

Sofremos porque  vivemos a-simbolicamente! Não temos um significante, um símbolo que dê conta de representar e dizer o que é ser mulher.
 Neste   território inominável e movediço, buscamos um  signo que dê conta do que é ser uma mulher, e  encontramos signos que nos escapam. Somos um receptáculo: nosso modo de nos  deixar penetrar  é o nosso modo de se relacionar com as coisas. Nesse campo aberto a voragem do mundo nos devora…
Há algo em nós que não se inscreve na ordem da linguagem. Nela escorregamos,  tentamos agarrá-la mas…ela, a linguagem,  sempre escapa….e caímos no vão dilacerado da cadeia significante…
 
A arte é uma experiência que  permite com que possamos deslocar ou dissolver o peso da existência: construir e vivenciar um certo contorno permite um pouco quietude.
Fechar os olhos e meditar, orar é mergulhar para dentro de si para desenvolver o olhar interior e encontrar um campo sereno. Desligar-se do mundo.Não deixar o mundo nos engolir…é o que nos salva!
 
Queremos sempre ser aquilo que falta ao Outro ( grande Outro lacaniano). Mas não conseguimos e sofremos porque  exigimos demais de nós mesmas.
 
Temos que dançar, dançar…para experimentarmos a perda do peso da existência.
Cantar, cantar e marcar presença através das pulsações rítmicas e melódicas. A música neste sentido acaba fazendo sua assinatura dentro de nós….e acreditem,  ela coloca uma certa ordem no caos pulsional.
 
Viver cansa, dá enjôo ( como dizia Fernando Pessoa).
Mas o encantamento ( essa poção mágica que sustenta a existência) sempre aparece: no olhar de nosso cão, quando tocamos  piano, quando dançamos, quando lemos  um poema, quando vemos o despertar dos nossos alunos, quando estamos  nos braços de nosso amor.
Somos uma explosão de emoções. É difícil para os homens compreenderem todas estas emoções!
A lógica deles é aristotélica: ou é ou não é.
A nossa lógica é: aquilo que é pode não ser.
(…)

 by

Deise Rossi

Anúncios

~ por rosana em 09/03/2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: